fbpx

O BLOG DO CAMINHONEIRO

VW elétrico, Mercedes a hidrogênio: a nova geração de caminhões ecológicos

Estreiam no mercado brasileiro o VW e-Delivery e o Scania GNV. Caminhões ecológicos já são realidade 

Na esteira dos caminhões ecológicos, que reduzem ou eliminam a emissão de CO2, a Volkswagen intensificou os testes do e-Delivery. O caminhão focado nas entregas urbanas, que pode ser dirigido até por motoristas com CNH categoria B, é o primeiro modelo totalmente elétrico 100% pensado e desenvolvido no Brasil.

Roberto Cortes, presidente da montadora, destaca a intensa rotina de testes. “São mais de 100 testes, simulando em torno de 400 mil km rodados, para comprovar a eficiência dos veículos”. O e_Delivery conta com um time de mais de 50 pessoas nos testes e roda 24h, sete dias por semana, para acumular o máximo de quilometragem antes de chegar ao mercado.

Outras opções de caminhões ecológicos estão em fase de testes ou em desenvolvimento, como os movidos a biometano (GNV) ou células de hidrogênio.

edelivery caminhao
VWCO/Divulgação

Scania e Mercedes: caminhões ecológicos a GNV e Hidrogênio

Quem também está de olho no mercado dos caminhões ecológicos no Brasil é a Scania. A montadora Sueca trabalha em parceria com a Comgás para mapear as principais rotas logísticas em São Paulo. O objetivo é criar uma rede de abastecimento de GNV para os pesados.

scania gnv
Scania Brasil/Divulgação

A Scania já vende caminhões ecológicos, movidos a GNV, biometano ou a mistura de ambos em qualquer proporção. De março a dezembro de 2020, foram mais de 100 unidades comercializadas.

Segundo o presidente da Scania Latin America, Christopher Podgorski, “um caminhão a gás emite até 90% menos NOx do que a Diesel”. Desta forma, é possível reduzir, também, a emissão de material particulado a níveis próximos de zero. O executivo garante, ainda, que o caminhão a gás é mais barato de se manter, o que diminui o chamado TCO (Custo Total da Operação).

Na Alemanha, Mercedes investe em caminhões ecológicos por célula de hidrogênio

A Daimler, empresa do grupo Mercedes-Benz e a Shell criaram uma parceria para desenvolver a infraestrutura para abastecimento dos caminhões ecológicos. As companhias fazem parte do consórcio H2Accelerate, cujo objetivo é acelerar a implementação do transporte rodoviário movido a H2 na Europa.

De acordo com Ben van Beurden, CEO da  Royal Dutch Shell, a ideia é “apressar a chegada dos caminhões a hidrogênio. Eles são uma alternativa viável aos equivalentes a diesel”. A Mercedes projeta as primeiras vendas de seus modelos de caminhões ecológicos a hidrogênio para 2025.

Para isso acontecer, a proposta do consórcio é cobrir mais de 1.200km de rodovias, que ligam os principais portos de Roterdã, na Holanda e os de Hamburgo e Colônia, na Alemanha.

Parece que o futuro dos gigantes a Diesel começa a ter fim. Outras empresas também estão aprimorando seus motores para que, em breve, os caminhões deixem de ser poluentes. Quem ganha com isso é você, caminhoneiro, e toda a sociedade, que poderá viver num ambiente mais saudável.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais, divulgue e continue lendo o Blog do Caminhoneiro Astran. Para ver mais notícias legais, basta clicar aqui.

Compartilhe essa notícia nas suas redes:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Quero me associar

scania r440 azul

SINISTRO 24H

Ligue grátis 0800 027 6130

 ou ligue para 4003-6561

Socorro e atendimento de urgência 24h por dia, 7 dias por semana.

ATENDIMENTO

Ligue para 4003-6561

Whatsapp (27) 99910-0328

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

2ª VIA BOLETO

Ligue para 4003-6561

Whatsapp (27) 99910-0328

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

TRABALHE AQUI

Envie seu currículo para o

nosso banco de talentos

Mande seu currículo para o e-mail vagas@grupoastran.com.br

logo astran branca

E-mail: astran@grupoastran.com.br
Endereço: BR 262 – KM 9,5 S/N – Caxias do Sul – Viana – ES – 29136-350
CNPJ: 18.762.919/0001-88
Horário: Segunda—Sexta: 08:00 ás 17:45

FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE

Preencha e anexe o seu currículo