fbpx

O BLOG DO CAMINHONEIRO

VW elétrico, Mercedes a hidrogênio: a nova geração de caminhões ecológicos

Estreiam no mercado brasileiro o VW e-Delivery e o Scania GNV. Caminhões ecológicos já são realidade 

Na esteira dos caminhões ecológicos, que reduzem ou eliminam a emissão de CO2, a Volkswagen intensificou os testes do e-Delivery. O caminhão focado nas entregas urbanas, que pode ser dirigido até por motoristas com CNH categoria B, é o primeiro modelo totalmente elétrico 100% pensado e desenvolvido no Brasil.

Roberto Cortes, presidente da montadora, destaca a intensa rotina de testes. “São mais de 100 testes, simulando em torno de 400 mil km rodados, para comprovar a eficiência dos veículos”. O e_Delivery conta com um time de mais de 50 pessoas nos testes e roda 24h, sete dias por semana, para acumular o máximo de quilometragem antes de chegar ao mercado.

Outras opções de caminhões ecológicos estão em fase de testes ou em desenvolvimento, como os movidos a biometano (GNV) ou células de hidrogênio.

edelivery caminhao
VWCO/Divulgação

Scania e Mercedes: caminhões ecológicos a GNV e Hidrogênio

Quem também está de olho no mercado dos caminhões ecológicos no Brasil é a Scania. A montadora Sueca trabalha em parceria com a Comgás para mapear as principais rotas logísticas em São Paulo. O objetivo é criar uma rede de abastecimento de GNV para os pesados.

scania gnv
Scania Brasil/Divulgação

A Scania já vende caminhões ecológicos, movidos a GNV, biometano ou a mistura de ambos em qualquer proporção. De março a dezembro de 2020, foram mais de 100 unidades comercializadas.

Segundo o presidente da Scania Latin America, Christopher Podgorski, “um caminhão a gás emite até 90% menos NOx do que a Diesel”. Desta forma, é possível reduzir, também, a emissão de material particulado a níveis próximos de zero. O executivo garante, ainda, que o caminhão a gás é mais barato de se manter, o que diminui o chamado TCO (Custo Total da Operação).

Na Alemanha, Mercedes investe em caminhões ecológicos por célula de hidrogênio

A Daimler, empresa do grupo Mercedes-Benz e a Shell criaram uma parceria para desenvolver a infraestrutura para abastecimento dos caminhões ecológicos. As companhias fazem parte do consórcio H2Accelerate, cujo objetivo é acelerar a implementação do transporte rodoviário movido a H2 na Europa.

De acordo com Ben van Beurden, CEO da  Royal Dutch Shell, a ideia é “apressar a chegada dos caminhões a hidrogênio. Eles são uma alternativa viável aos equivalentes a diesel”. A Mercedes projeta as primeiras vendas de seus modelos de caminhões ecológicos a hidrogênio para 2025.

Para isso acontecer, a proposta do consórcio é cobrir mais de 1.200km de rodovias, que ligam os principais portos de Roterdã, na Holanda e os de Hamburgo e Colônia, na Alemanha.

Parece que o futuro dos gigantes a Diesel começa a ter fim. Outras empresas também estão aprimorando seus motores para que, em breve, os caminhões deixem de ser poluentes. Quem ganha com isso é você, caminhoneiro, e toda a sociedade, que poderá viver num ambiente mais saudável.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais, divulgue e continue lendo o Blog do Caminhoneiro Astran. Para ver mais notícias legais, basta clicar aqui.

Compartilhe essa notícia nas suas redes:

Quero me associar

scania r440 azul

SINISTRO 24H

Ligue grátis 0800 027 6130

 ou ligue para 4003-6561

Socorro e atendimento de urgência 24h por dia, 7 dias por semana.

ATENDIMENTO

Ligue para 4003-6561

Whatsapp (27) 99910-0328

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

2ª VIA BOLETO

Ligue para 4003-6561

Whatsapp (27) 99910-0328

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

TRABALHE AQUI

Envie seu currículo para o

nosso banco de talentos

Mande seu currículo para o e-mail vagas@grupoastran.com.br

logo astran branca

E-mail: astran@grupoastran.com.br
Endereço: BR 262 – KM 9,5 S/N – Caxias do Sul – Viana – ES – 29136-350
CNPJ: 18.762.919/0001-88
Horário: Segunda—Sexta: 08:00 ás 17:45

Faça parte da nossa equipe! :)

Preencha e anexe o seu currículo.