fbpx

Saúde do Caminhoneiro: é possível cuidar da carga e da saúde?

Pesquisa aponta que saúde dos caminhoneiros brasileiros é tida como precária. Com pequenas mudanças de vida, você pode ajudar a mudar esse quadro.

Segundo dados divulgados pela pesquisa de Saúde na Estrada, 85% dos caminhoneiros apresentavam o quadro de obesidade, 31% eram hipertensos e 69% não praticavam atividades físicas. Essas condições classificaram a saúde do caminhoneiro como “precária” no Brasil. 

É possível mudar esse quadro! 

Comesse pela sua postura. Mantenha uma boa postura ao dirigir. Sabemos que caminhoneiros passam um bom tempo sentados ao volante. Por isso, cuidar da postura é fundamental. O recomendado é que os braços e pernas fiquem levemente dobrados e com as costas em um ângulo próximo a 90 graus no encosto. 

Também é fundamental para a saúde do caminhoneiro cuidar do colesterol. Para isso, é a fórmula que todo mundo conhece: dieta e exercícios. Evite comidas gordurosas e frituras. Coma legumes, frutas e verduras. E beba muito líquido. 

E antes de pegar na estrada, use protetor solar! Não é por questão estética. É saúde. Os raios solares em contato constante e direto podem causar doenças de pele.