fbpx

O BLOG DO CAMINHONEIRO

Governo anuncia crédito para o caminhoneiro autônomo

Crédito para o caminhoneiro autônomo é desejo antigo da categoria e deverá começar ainda este ano.

Crédito especial para o caminhoneiro autônomo deverá  ser disponibilizado até o fim do ano. A medida faz parte do pacote anunciado pelo Governo Federal neste mês (maio). O objetivo é tentar conter a crise que ronda o setor de transportes rodoviários.

Com o agravamento da pandemia, o setor tem ficado vulnerável e os caminhoneiros tem sofrido. Ou ficam parados por causa das quarentenas em várias cidades ou estão rodando muito mais por conta dos atrasos logísticos.

Neste cenário, o caminhoneiro autônomo é o principal prejudicado, porque não consegue receber fretes com regularidade e acaba deixando de lado a manutenção do veículo.

Diante dessa situação, a categoria tem cobrado cada vez mais apoio do setor público e a pressão aumentou nos últimos meses, fazendo o governo trabalhar para promover melhorias.

dirigindo um caminhao

Crédito para caminhoneiro autônomo só no 2º semestre

A criação das linhas de crédito, no entanto, deve ficar mesmo para o segundo semestre. De acordo com o banco, serão ofertadas três linhas para o caminhoneiro autônomo. Os juros partem de 7,44% e chegam a 54,65% ao ano, muito acima dos 2,75% ao ano oferecidos no crédito rural, por exemplo.

Além disso, os empréstimos só começarão a ser disponibilizados a partir do segundo semestre, segundo a direção da Caixa. Serão três modalidades de crédito para o caminhoneiro autônomo disponíveis:

1 – O CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com taxas de 3% a 3,7% ao mês (chegando até 54,65% ao ano). A carência é de até 60 dias e o prazo de quitação é de 60 meses. Para ter acesso a esta linha, o caminhoneiro autônomo precisa ser correntista da Caixa e não ter nenhuma restrição no CPF.

2 – Real Caixa Fácil: utiliza o imóvel próprio do cliente como garantia. O crédito pode ser de até 60% do valor do imóvel e o prazo para quitação é de até 180 meses. Não precisa ser correntista do banco. O caminhoneiro poderá escolhe o índice de correção entre TR, IPC ou uma taxa pré-fixada. Os juros variam de 0,6% a 1,1% ao mês (até 14,03% ao ano).

3 – Giro Caixa Fácil Caminhoneiro: é a antecipação dos recebíveis de frete do caminhoneiro autônomo. Esta modalidade será oferecida pelo aplicativo Caixa Tem e ainda não possui as taxas de juros nem condições de contratação definidas.

site caixa
Site oficial da caixa para o caminhoneiro está fora do ar. Foto: Reprodução/Internet

Crédito para caminhoneiro autônomo não é novidade

Esta é a terceira vez desde 2019 que o governo tenta ampliar opções de crédito para o caminhoneiro autônomo. Nas outras duas oportunidades, a via foi o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A medida foi uma tentativa de frear as ameaças de uma nova greve, mas vigorou por apenas alguns meses.

Neste período, foi cogitada a hipótese de uma linha de crédito para financiamento de caminhões ecológicos, aqueles que utilizam GNV ou motores híbridos e elétricos. A Scania, inclusive, iniciou as vendas de modelos movidos a gás e a Volkswagen deverá lançar, ainda este ano, o modelo e-Delivery, elétrico.

A Caixa também chegou a anunciar algumas medidas de facilitação, mas também não conseguiu colocar em prática. Atualmente, a página do banco voltada para os caminhoneiros encontra-se desativada no site.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais, divulgue e continue lendo o Blog do Caminhoneiro Astran. Para ver mais notícias legais, basta clicar aqui.

Compartilhe essa notícia nas suas redes:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Quero me associar

scania r440 azul

SINISTRO 24H

Ligue grátis 0800 027 6130

 ou ligue para 4003-6561

Socorro e atendimento de urgência 24h por dia, 7 dias por semana.

ATENDIMENTO

Ligue para 4003-6561

Whatsapp (27) 99910-0328

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

2ª VIA BOLETO

Ligue para 4003-6561

Whatsapp (27) 99910-0328

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

TRABALHE AQUI

Envie seu currículo para o

nosso banco de talentos

Mande seu currículo para o e-mail vagas@grupoastran.com.br

logo astran branca

E-mail: astran@grupoastran.com.br
Endereço: BR 262 – KM 9,5 S/N – Caxias do Sul – Viana – ES – 29136-350
CNPJ: 18.762.919/0001-88
Horário: Segunda—Sexta: 08:00 ás 17:45

FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE

Preencha e anexe o seu currículo